terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sarau umLugar - Curadoria: Juliana Froehlich

A Concretude do Olhar

Primeiro agradeço a rede clínica umLugar, pela oportunidade de discutir sobre a produção visual do início do século XXI e principalmente sobre a obra do jovem artista André Ricardo. Caminhando na proposta da exposição, que chama “Recorte Urbanos”, aponto para o recorte do nosso olhar, que escolhe o que sentir e experienciar. Assim como a obra de arte que é um recorte do vivido.

Para exemplificar cito Argan “o modo de fundir e estabelecer uma identidade entre a experiência (a sensação) e o pensamento é a pintura, o único que não só permite acompanhar a transformação, como também transforma concretamente a impressão sensorial fugidia, quase inapreensível, em pensamento concreto, vivido, de modo a realizar a consciência em sua totalidade”.Ou seja, (a pintura) realiza aquilo que é visto, torna palpável o mundo de forma que podemos sempre revistá-lo. Através da pintura, e acrescento através da obra de arte, concretizamos um testemunho do mundo.

Nas obras que vemos nesta exposição podemos realizar nosso vivido das fachadas das casas. Tomamos consciência das situações de intimidade no transporte público, da materialidade das palavras expostas na paisagem que nos invadem, sem pedir; aqui simples elementos do cotidiano, como caçambas e piscinas, se transformam através do recorte do olhar concretizado.

As obras de André Ricardo, em sua maioria, apresentam uma tensão entre figurativo e abstrato, ou seja, formas que reconhecemos e/ou não. Essa tensão nos causa uma familiaridade ao mesmo tempo que um estranhamento, e nessa dialética temos a contemporaneidade. Vemos uma piscina, mas não vemos. Nesse tempo, sem tempo não podemos nos deter aos nossos recortes, e a obra então nos chama para outro tempo, o da contemplação.

                                                                                                        Juliana Froehlich
                                                                                                         Agosto/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário