quarta-feira, 4 de março de 2009

Rede, Psicanálise e transmissão - Ana Lúcia Barbieri

Ana Lúcia Barbieri
Fevereiro/2009


umLugar Rede, psicanálise e transmissão Convidam-me a voltar. Para que? Ouvir minhas mazelas? Aquilo que mais fundo toca minha alma e me faz calar, sofrer? Através dos dispositivos analíticos, constitui-se um campo de trabalho em que algo está para ser construído. Este campo, não estático, se recoloca a todo o momento, põe em questão o lugar do analista através da transferência.
A formação analítica busca dar conta de transmitir um saber teórico e a experiências clínicas. Mas transmitir, o que é possível? Se a experiência é única, se o que me toca, toca você de outra forma?
Transmitir o que se tem de valor, de precioso, a outros que escutem o que se tem de inédito, a cada um, a experiência da análise. Inédito, pois é algo novo que nos transforma a cada dia, como analistas e analisandos.
A troca, a crítica, a palavra de incentivo, a escuta.... Um Lugar para falar e escutar, contribuir e transmitir, (con)viver.

Plantei hoje uma mangueira
Que cresça, dê frutos
Suculentos e doces,
Cheirosos
Cheguem!
Cheguem todos que queiram saboreá-los!

Nenhum comentário:

Postar um comentário